top of page

Como o seguro de vida pode contribuir para o planejamento sucessório


O instituto do seguro de vida é um termo muito comum utilizado na nossa sociedade. Todavia, nem todos sabem para o que de fato serve esta forma de planejamento sucessório.


O contrato de seguro de firma é um instrumento firmado entre uma segurador(a) e a pessoa "segurada".


A garantia destes contrato, em suma, servem para, mediante o recebimento de um valor pelo segurado, a seguradora garantir os danos sofridos por riscos futuros, chamado "sinistro".


Dentre deles, o relacionamento ao planejamento sucessório refere-se que o seguro pago e contratado seja revertido em favor de terceiro em caso de falecimento do segurado. É uma garantia pela morte, seja natural ou acidental, para prestar auxílios funerários, ajuda aos dependentes da pessoa que veio a óbito, dentre outros.


A relação com o planejamento sucessória baseia-se na possível utilização para pagamento de dívidas, pelo fato do desligamento do patrimônio deixado pelo falecido, ser uma renda para seus dependentes durante o inventário, posto que o recebimento do valor é imediatamente prestado pela seguradora.


O segurado é quem indica a pessoa que receberá o valor contratado, não havendo necessidade de existir grau de parentesco, sendo de forma livre.


Esta é uma forma mais objetiva e simples de planejar a disposição de determinado valor após o óbito.



Comments


bottom of page