top of page
Foto do escritorClara Melo

O que fazer quando um dos pais doa todos os bens


A Ação de Doação Inoficiosa tem como objetivo contestar ou anular uma doação feita por uma pessoa, alegando que essa doação ultrapassou os limites legais e prejudicou os direitos dos sucessores, comprometendo a legítima dos herdeiros necessários.


Esta ação busca corrigir a situação, reduzindo ou anulando a doação que foi realizada em desacordo com as regras estabelecidas para proteger a legítima.


Se a doação realizada ultrapassou o limite da parte disponível e comprometeu a legítima dos herdeiros necessários, eles podem ficar privados de receber a parte da herança a que têm direito. Sem a ação, esses direitos podem ser irremediavelmente prejudicados.


A falta de contestação pode gerar ressentimentos e conflitos familiares, especialmente se alguns membros da família sentirem que foram injustamente excluídos ou prejudicados pela doação


A ausência de uma ação pode levar a uma percepção de injustiça, especialmente se a doação foi realizada de forma desproporcional ou favoreceu certos indivíduos em detrimento de outros herdeiros.


O herdeiro, com o auxílio de um advogado, que se considerar prejudicado pela doação deve apresentar uma petição inicial ao juiz, alegando que a doação feita pelo falecido ou doador é inoficiosa.


O juiz analisará se a doação realmente violou os direitos dos herdeiros necessários e, se for o caso, determinará a redução da doação ou outras medidas adequadas.





Comentarios


bottom of page